A resposta veio por uma escrava cristã, que a preparou para o Batismo. Urbano desconfiava que a filha se interessasse pela comunidade cristã. Deu-lhe ordem de prestar culto a ídolos, queimando incenso. A menina negou-se a isso. Interrogada pelo pai, Cristina respondeu: "Tolo é vosso medo, tola a vossa advertência; diante de um deus cego aos sofrimentos do povo, surdo ao clamor dos fracos, eu não peço favores e não acendo uma vela. Ao Deus vivo, ao Senhor do céu e da terra que nos enviou seu Filho Jesus, a este, sim, apresento sacrifícios de verdade e amor". (...) Deus escolhe o que é fraco para confundir os fortes. Na fraqueza física desta adolescente, Ele mostrou a força da perseverança na fé, que deve animar cada cristão.
O testemunho de Cristina está ai: "Foi fiel a seu Deus, apesar de inúmeros e imensos obstáculos que teve de enfrentar em sua tenra idade".
Memória: 24 de julho, antigamente celebrava-se o Sagrado Lausperene no próprio dia, agora celebra-se no fim-de-semana coincidente ou seguinte à data.
Festa: Celebra-se a Festa no primeiro fim-de-semana de agosto, com pregações a partir da quarta-feira anterior, Procissão de Velas na sexta-feira (sai da Igreja dá a volta à freguesia e regressa Igreja Paroquial) e no domingo Eucaristia Cantada de manhã e Procissão da parte de tarde - Organização: Comissão de Festas de Santa Cristina.
© 2025 Junta de Freguesia de Agrela e Serafão. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies